ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3300
Título: Avaliação da política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional em uma Instituição carcerária de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Edla Maria da
SILVA, Miriane Virlane da
SILVA, Rayssa Gysele Teixeira da
Palavras-chave: Política de saúde
Prisões
Saúde pública
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Identificar de que maneira tem se dado a aplicação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade a partir da percepção da Gestão, dos Reeducandos e Profissionais de saúde em uma unidade prisional no agreste de Pernambuco. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre março e maio de 2021, utilizando três instrumentos semiestruturados. A amostra foi delimitada por saturação, e os discursos analisados a partir do método proposto por Bardin. Resultados e Discussão: Evidenciaram-se potências e fragilidades específicas a cada uma das principais ações previstas pela política, o que gerou distintas identificações: avanços com potencial de serem referência, situações que podem ser melhor consolidadas, e desafios que ainda precisam ser refletidos criticamente. Conclusão: A temática ainda é pouco trabalhada, o que coloca o estudo como fundamental por tecer uma abordagem sobre a aplicação de uma política relativamente recente, oferecendo bases para reflexão não só local, mas também de instâncias e atores responsáveis pela saúde prisional no município, estado, ou mesmo cenário nacional.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3300
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC - PNAISP.pdf382,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.