ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3278
Título: Prevalência da síndrome de burnout em funcionários da área administrativa de um centro universitário do agreste pernambucano
Autor(es): SILVA, Aline Leni
FARIAS, Maria Eduarda Teixeira
LIRA, Talismania da Silva
ALBUQUERQUE, Ana Cecília
MACIEL, Ana Maria Sá Barreto
Palavras-chave: Síndrome
Burnout
Estresse
Prevalência
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) acomete profissionais que trabalham em contato direto com o público e estão expostos a estressores crônicos. O desequilíbrio na saúde do profissional pode levá-lo à exaustão, ao estresse emocional, insatisfação e desgaste físico e mental. O objetivo do trabalho foi determinar a prevalência e fatores associados da Síndrome de Burnout (SB) em trabalhadores da área administrativa de uma instituição de ensino do Agreste Pernambucano. Foi realizado um estudo do tipo transversal descritivo com os funcionários da área administrativa que atendiam ao público. Os funcionários preencheram um questionário contendo dados sociodemográficos, do tempo e tipo de trabalho, estilo de vida e o Inventário em Burnout de Maslach (MBI). Os dados foram armazenados e avaliados pelo Excel 2016. Dos 27 funcionários avaliados, a maioria era do sexo feminino, idade entre 25 e 40 anos, solteira, trabalhavam de 1 a 5 anos na instituição e 81% estavam na fase inicial da SB. O estudo observou que 100% dos participantes estavam em alguma fase da SB, portanto, deve-se pensar em estratégias de enfrentamento à síndrome, para que ela não evolua para outras fases, interferindo na saúde mental dos funcionários.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3278
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc- Síndrome de Burnout Biomedicina.pdf144,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.