ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3244
Título: Prevalência de dor e hábitos posturais em trabalhadores do setor de infraestrutura de uma instituição de ensino superior de Caruaru-PE
Autor(es): LIRA, Larissa Mirelly
VASCONCELOS, Isabelle Cristina Paixão de
LOUREIRO, Lorenna Rafaella Figueirôa
BARBOSA, Soraya Santos Alves
LOPES, Clarissa Pessoa
Palavras-chave: Postura
Dor
Infraestrutura
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Os trabalhadores do setor de infraestrutura, realizam atividades laborais que exigem uma grande demanda musculoesquelética e posturas inadequadas que são favoráveis a desconfortos e limitações funcionais. O objetivo da pesquisa foi identificar os locais de dor e hábitos posturais durante a atividade laboral em trabalhadores do serviço de infraestrutura de uma Universidade de Caruaru-PE. Participaram da pesquisa 25 funcionários. Os questionários utilizados na pesquisa foram referentes aos dados pessoais e físicos, mapa corporal e hábitos posturais. O resultado do estudo revelou que 76% dos funcionários passam maior tempo na postura em pé, 28% dos avaliados relataram dor na região lombar e a intensidade de dor de acordo com a Escala Visual Analógica com maior classificação como moderada com 80%. Após a realização do estudo foi possível concluir que a postura em pé durante a jornada de trabalho foi a mais adotada, com alto índice de cansaço físico ao final do dia. A maior prevalência de dores foi na região lombar, seguida de dores nas pernas e joelhos. A partir desses achados, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos com outros instrumentos de avaliação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3244
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final em PDF.pdf334,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.