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Título: Resposta afetiva e relação de monotonia ao treinamento de crossfit®
Autor(es): ANDRADE, Ísis Cordeiro Airis
MELO, Alice Lupercínio Rocha de
MORAES, Sinalândia Henrique Lemos
SILVA, Humberto José Gomes da
Palavras-chave: Respostas perceptuais
Treinamento de alta intensidade
Controle de carga externa
Prazer e desprazer
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: O estudo analisou a carga de treinamento e a resposta afetiva em praticantes da modalidade Crossfit® ao longo de um microciclo. Dezoito homens praticantes de Crossfit® (idade: 32,6±7,5 anos; MC: 86,2±10,0 Kg; estatura 179,0±4,9 cm; IMC: 26,8±2,2 kg.m2 e tempo de treinamento de 24,6±15,5 meses), foram monitorados duas vezes por semana durante duas semanas. Ao final de cada sessão foram aplicados os protocolos de Escala de Valencia Afetiva (EVA) e Percepção Subjetiva de Esforço (PSE). A carga de trabalho foi calculada mediante o tempo da sessão multiplicada pela PSE, e a monotonia do treinamento foi obtida a partir da média das cargas de trabalho das semanas, dividida pelo desvio padrão e ancorada pela frequência cardíaca média (FCméd). A FCméd apresentou valores de 122 ± 3,2 bpm. A frequência cardíaca máxima (FCmáx) entre as sessões, variou de 69 a 101% do valor previsto, com média de 90,2%, não apresentando diferença entre as médias nas sessões (F=2,1; p=0,1121). A média da duração de treino variou de 49 ± 0,7 min. Os valores obtidos na PSE por sessão de treino variaram entre 4 a 10, com a média de (6,8; 6,9; 7,8 e 8,1), entre a 1ª a 4ª sessão, respectivamente. A monotonia demonstrou valores entre (3 a 41). Já em relação a associação entre a carga de trabalho e a afetividade, observou-se apenas na segunda sessão de treino uma associação significativa (r=0,709, p=0,001). A adoção da EVA para o monitoramento das cargas de treinamento, direcionado ao Crossfit®, não demonstrou ser um método efetivo. O controle por meio da PSE e percentual da FCmáx prevista, indicam um melhor parâmetro para o monitoramento da intensidade da sessão de treino.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3183
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