ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Rayna Lisandra da-
dc.date.accessioned2016-06-22T22:31:42Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/312-
dc.descriptionO presente trabalho trata da análise das medidas socioeducativas impostas aos adolescentes em conflito com a lei, em especial à de internação, conforme previsto no ordenamento jurídico brasileiro, tomando por base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que prevê a adoção de medidas com caráter pedagógico e não, de pena, assim sendo, não buscando a punição ao adolescente autor pelo ato infracional eventualmente praticado, e sim, tendo como objetivo a reeducação do mesmo, visando a ressocialização e o seu retorno à sociedade de modo geral e à sua família, considerando-o com ser em formação. Presta-se essa pesquisa a evidenciar que as medidas socioeducativas não têm sido aplicadas com esse caráter pedagógico previsto pelo Estatuto, mas sim com uma função meramente punitiva, posto que a reeducação e reinserção do adolescente não têm sido alcançadas de fato, visto que lhes tem sido destinado um tratamento errôneo e ineficaz. Tomando como base principal a medida de internação e de uma maneira geral tendo a percepção de que ao retornarem ao seio da sociedade esses adolescentes continuam a praticar os mesmos ou ainda, atos piores do que aqueles dos quais se valiam antes de serem submetidos à custódia estatal. Muitos desses adolescentes relatam que o “local” onde são apreendidos ensina-lhes coisas ainda piores e que não eram de seu conhecimento anteriormente, tornando-se assim, uma verdadeira “escola preparatória do crime”. Conclui-se a partir desse trabalho que não basta apenas que o Estatuto seja aplicado corretamente, mas é preciso existir um olhar mais cuidadoso para que se possa analisar o sistema primário de garantias e a efetivação desses direitos, o que fatalmente resultará em consequências diferenciadas, quando, então, a internação se revelará como uma exceção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIneficáciapt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectProteção integralpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEstatuto da criança e do adolescentept_BR
dc.titleA ineficácia da medida socioeducativa de internação de adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-06-23T22:31:42Z-
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon. Rayra Lisandra.pdf570,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.