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http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | QUEIROGA, Danrley Leonardo De S. O. de | - |
dc.contributor.author | SALVADOR, David Antony Neves | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Fernando da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T14:30:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3005 | - |
dc.description | Partindo da perspectiva de que a educação é um direito inegavelmente natural das famílias, portanto, não podendo ser absolutamente limitado pelo Estado, pois se assim este o fizer estará negando a liberdade, o principio mais relevante no Estado Democrático. Assim sendo, o número de adeptos do ensino domiciliar vem crescendo em todo o mundo de forma vertiginosa, e no Brasil não é diferente: às últimas colocações em testes internacionais educacionais, vem levando os pais a optarem por educarem seus filhos em casa. Entretanto, em nosso país, o homeschooling é rodeado de várias polêmicas, dentre elas, a discursão sobre a constitucionalidade desse método de ensino. Por isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) no Recurso Extraordinário 888.815/RS, com repercussão geral reconhecida, entendeu ser constitucional o ensino domiciliar, desde que haja uma regulamentação legal. Com isso, a decisão da Suprema Corte abriu espaço para a atuação legislativa. Isto posto, este presente estudo irá discorrer sobre o ensino domiciliar no Brasil e no mundo, apontaremos o conceito, como o tema é tratado por diversos países, além dos resultados práticos do homeschooling, mas, principalmente, com um foco na questão jurídica, em especial na decisão da Suprema Corte brasileira que julgou constitucional o ensino domiciliar. Para isso, analisaremos os votos de cada Ministro do STF, bem como, a doutrina e a legislação pátria, a partir disso apontaremos às implicações jurídicas e às repercussões sociais da decisão. Por fim, concluímos demonstrando que a educação domiciliar deve ser protegida pelo Estado brasileiro, visto que decorre do princípio fundamental da liberdade, assegurando que a família tenha autonomia para decidir qual o melhor modelo educacional que irá ser ministrado aos seus filhos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Supremo tribunal federal | pt_BR |
dc.subject | Constitucionalidade | pt_BR |
dc.subject | Liberdade da família | pt_BR |
dc.title | Educação domiciliar: uma análise do recurso extraordinário 888.815/RS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2022-02-22T14:30:38Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Trabalho de conclusão de curso - Fernando, David e Danrley - Orient. João Alfredo - Educação Domiciliar.pdf | 787,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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