ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2972
Título: Prevenção e tratamento de acidentes e complicações em exodontias de terceiros molares: uma revisão de literatura
Autor(es): ALENCAR, Katarina Cavalcante de
MACEDO, Maria Eduarda Rodrigues de
LEITE, Thiago de Almeida Carrera Antas
SABOIA, Rafael de Sousa Carvalho
Palavras-chave: Terceiro molar
Exodontia
Complicações
Acidentes
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de identificar na literatura os principais acidentes e complicações em exodontias de terceiros molares, bem como suas formas de prevenção e tratamento. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, realizada em 22 artigos publicados nas plataformas PubMed, BVS e SciELO, entre os anos de 2010 à 2020, nos idiomas português e inglês, utilizando os descritores: Terceiro molar; Exodontia; Acidentes e complicações. Evidenciou-se que o procedimento cirúrgico para a exodontia de terceiros molares está sujeito à ocorrência de acidentes e complicações, das mais simples as mais complexas, como sangramento, alveolites, infecção, dor, edema, fratura mandibular, comunicação buco-sinusal, parestesia e lesão em dentes e estruturas ósseas adjacentes. Diante disso, um bom planejamento cirúrgico é de extrema importância para a prevenção de acidentes e complicações, e quando estes não podem ser evitados, o conhecimento das condutas de forma individualizada para o tratamento é fundamental para que se obtenha sucesso no procedimento cirúrgico.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2972
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL TCC.pdf463,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.