ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2967
Título: Impacto do consumo do fruto oligossacarideo (fos) na prevenção e tratamento de câncer colorretal: uma revisão sistemática
Autor(es): GUSMÃO, Maria Virgínia Rodrigues de
VIEIRA, Maria Vitória de Lima
SILVA, Josefa Milena Simões da
DANTAS, Claudenise Caldas da Silva
Palavras-chave: FOS
Microbiota
Fibras
Neoplasias intestinais
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O câncer colorretal desenvolve-se a partir da reprodução acelerada e desordenada de células cancerígenas em porções do cólon. Pesquisas apontam que estratégias dietéticas como uso de carboidratos não digeríveis podem ser usadas na prevenção e tratamento da referida doença, portando o estudo avalia através de revisão sistemática na literatura, a utilização eficaz do frutooligossacarideo (FOS) Métodos: Foi utilizado o produto das informações contidas nas bases de dados: Pubmed, Sciello (Scientific Electronic Library Online), INCA (instituto nacional de câncer), LILACS e Google acadêmico, também foram empregados critérios de exclusão e inclusão e operadores boleanos para melhor excelência de resultados. Resultados: Foram coletados 35 artigos que seguiram os critérios de inclusão, destes; 6 autores discutiram os mecanismos de ação do FOS no câncer colorretal, 7 artigos classificavam os prebióticos e definiram o FOS.; 5 tratavam do cólon sua microbiota e gênese no câncer colorretal e os remanescentes dados epidemiológicos. Conclusão: A utilização de FOS demonstra eficácia indiscutível na prevenção e melhoria da microbiota intestinal, ademais, a sinergia deste prébiotico mais um probiótico surtiria efeitos ainda mais desejantes no tratamento de pacientes com neoplasia cólon retal.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2967
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo de TCC final.pdf887,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.