ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2964
Título: Desenvolvimento e validação de método analítico para a determinação de ácido acetilsalicílico em comprimidos por CLAE-UV
Autor(es): OLIVEIRA, Sandriel Felipe Macedo de
SILVA, Diego Andrade
SILVA, Saulo Gabriel Ferreira
Palavras-chave: Desenvolvimento e validação de método
Determinação de ácido acetilSalicílico
Química Analítica
Qualidade do medicamento
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos anti-inflamatórios mais usados. Suas indicações variam desde o tratamento de febres e cefaleias até a prevenção de doenças vasculares. Diante de sua importância, é essencial que este medicamento comercializado tenham a qualidade esperada para o seu uso. Um dos testes que avalia a qualidade é o doseamento, que é avaliado a partir de uma técnica analítica validada. Objetivo: Desenvolver e validar um método analítico por cromatografia líquida de alta eficiência acoplado a detector UV-Vis (CLAE-UV) para a determinação de ácido acetilsalicílico em comprimidos. Metodologia: Na extração, os comprimidos de AAS foram triturados e homogeneizados em uma mistura de acetonitrila com ácido fórmico (99:1), para serem sonicados por 10 minutos e completados com o mesmo solvente para se obter uma solução de 4000 μg mL-1. As condições cromatográficas incluem: fase móvel composta por acetonitrila com ácido fórmico 1% e água adicionada do surfactante Heptanosulfonato de sódio 0,2 % (50 : 50 v/v) em modo isocrático com fluxo de 1 mL/min e volume de injeção de 20 µL. O comprimento de onda foi de 280 nm, fase estacionária Vertex Plus C18 de fase reversa 250 x 4,6 mm (5 μm), temperatura ambiente (aproximadamente 25º C). Resultados: O tempo de retenção do AAS foi de 4,9 minutos com pico simétrico. Nos critérios de validação, na linearidade foi feita uma curva de calibração abrangendo concentrações de 240-360 µg/mL em triplicata e se obteve a seguinte equação da reta: y = 9,7811x + 222,18 com coeficiente de correção (R) de 0,9954. Na precisão foi encontrado resultados com coeficiente de variação (CV) de até 2,13, comprovando a precisão. A exatidão foi avaliada e confirmada a partir das recuperações obtidas variando de 98,9-101,9. Na avalição do efeito matriz, constatamos que a matriz não interfere na análise, através da equação da reta y = 9.6892x + 225.14 e R = 0,996. A robustez foi avaliada e confirmada a partir do teste da estabilidade das soluções com o tempo de uma semana, encontrando-se resultados de com CV de até 4,36. Na avaliação do doseamento, nenhuma amostra apontou variação maior que 0,6%, indicando que os medicamentos analisados estavam na faixa de concentração correta preconizada pela ANVISA. Conclusão: Foi desenvolvido e validado um método para a determinação de ácido acetilsalicílico 100 mg em comprimido por CLAE-UV com tempo de retenção de 4,9 minutos, precisão, exatidão, seletividade, robustez e sem interferência da matriz. Todos os medicamentos analisados estavam na faixa de concentração preconizada pela ANVISA.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2964
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAS - Artigo [COMPLETO - FINAL 13-11].pdf656,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.