ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2958
Título: Efeitos dos exercícios terapêuticos sobre a flexibilidade e alterações posturais da coluna toracolombar em adolescentes: uma revisão de literatura
Autor(es): SILVA, Jackson Fernandes da
SILVA, Karolaine Camila da
BENTO, Matheus de Paula Batista
BARBOSA, Soraya Santos Alves
SOUZA, Carlos Eduardo Alves de
Palavras-chave: Terapia por exercício
Postura
Adolescente
Terapêutica
Fisioterapia
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Os exercícios terapêuticos são uma das formas de tratamento para as alterações toracolombares que, dentre seus efeitos, visam atenuar os efeitos adversos sobre a flexibilidade e os desvios posturais sobre a qualidade de vida. Na adolescência, segundo a OMS, existem fatores biopscicossoais e morfológicos que compõem o processo de maturidade transitória entre a vida infantil e adulta, que, podem gerar alterações no sistema osteolocomotor. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica para analisar os efeitos dos exercícios terapêuticos sobre a flexibilidade e alterações posturais da coluna toracolombar em adolescentes. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline/Pubmed, publicados entre 2005 e 2020. Foram utilizados os descritores consultados ao DECS e ao MESH na língua portuguesa e inglesa: Terapia por exercício; postura; adolescente; terapêutica e fisioterapia. Com os operadores booleanos and e or combinados entre si. Resultados: Foram encontrados 783 artigos e excluídos 771 por serem estudos com intervenções mal descritas ou inadequadas; estudos que abordaram programas de exercícios terapêuticos realizados em adultos e idosos, estudos comparativos entre dispositivos ortopédicos, por duplicidade, por indisponibilidade, apenas a execução de protocolos, sem grupo controle e por fuga da temática. Conclusão: Com base nos estudos disponíveis na literatura mediante o exposto, este estudo demonstrou que abordagens que utilizam exercícios terapêuticos reforçam a evidência positiva perante os efeitos sobre a flexibilidade na melhora do ângulo de Cobb em adolescentes que apresentam desvios posturais e com alterações toracolombares.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2958
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REVISÃO - ASCES - POSTURA.pdf183,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.