ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2944
Título: Avaliação da toxicidade do extrato bruto seco do manjericão (ocimum basilicum L.) Produzido por cultivo orgânico em comparação Ao convencional usando CL50
Autor(es): SILVA, Letícia Barbosa da
SILVA, Victor Wagner de Lima Porto da
VASCONCELOS, Beatriz Stefany da Silva
CORDEIRO, Risonildo Pereira
DANTAS, Claudenise Caldas da Silva
Palavras-chave: Ocimum basilicum
Agricultura orgânica
Toxicidade
Artemia salina
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Ocimum basilicum L., também denominado como manjericão, possui aspectos botânicos bem definidos e numerosos metabólitos secundários. Alguns deles são responsáveis pelo potencial antimicrobiano da espécie, amplamente estudada, dada a resistência bacteriana aos antibióticos atualmente utilizados. Entretanto, o modelo de agricultura convencional utilizado, caracterizado pelo uso de aditivos químicos, pode trazer efeitos danosos aos consumidores devido a toxicidade destes. Levando isso em consideração, define-se que a principal característica de um medicamento é a ausência de efeitos tóxicos, sendo necessário buscar dados sobre a toxicidade do O. basilicum L. orgânico em comparação ao convencional, colaborando para seu possível uso como medicamento. Avaliando o extrato metanólico das folhas da espécie orgânica foi possível determinar que o extrato testado não é tóxico para Artemia salina Leach (com CL50 igual a 1847.282 μg / mL). Estudos sobre princípios e metodologias semelhantes aos aqui utilizados, mas, com a forma convencional da espécie, encontraram resultados incomparáveis indicando leve ou moderada toxicidade da planta. Esses dados corroboram com o avanço de pesquisas que buscam o uso do manjericão na sua forma orgânica como fitoterápico.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2944
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final.pdf180,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.