ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2942
Título: Prevalência de leveduras em infecções relacionadas à assistência à saúde em hospital de emergência do agreste pernambucano
Autor(es): SILVA, Bruna Rafaela dos Santos
FREITAS, Emillay Lira de
SANTOS, Gabriela Silva Martins
SANTOS, Rosiel José dos
OLIVEIRA, Sibele Ribeiro de
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Hemocultura
Leveduras
Candida
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são aquelas adquiridas após admissão do paciente que manifestam-se durante a internação ou após a alta, podendo estar associadas a procedimentos hospitalares. Dentre os microrganismos que podem ter ligação com as IRAS, destacam-se o gênero Candida, sendo o mais recorrente em infecções fúngicas nosocomiais. Objetivo: avaliar a prevalência de leveduras em exames de hemoculturas e uroculturas de pacientes hospitalizados na sala vermelha e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Agreste de Pernambuco (HRA). Materiais e Métodos: foi realizado um estudo descritivo e transversal, de caráter quantitativo, tendo sido analisado o banco de dados dos resultados dos exames de hemocultura e urocultura de homens e mulheres adultos internados na sala vermelha e UTI. Resultado: Candida albicans foi à espécie mais isolada nas amostras, entretanto, algumas não tiveram a espécie de Candida ou gênero de levedura identificados. Uroculturas foram exames prevalentes em mulheres, e hemoculturas prevalentes em homens. Discussão: A prevalência de hemoculturas em homens pode ser explicada devido a maior exposição destes a acidentes e traumas, bem como a inserção de cateteres. Uroculturas prevalentes em mulheres ocorrem frequentemente devido às características anatomofisiológicas deste sexo, o que ocasiona na contaminação da amostra, sem significar necessariamente candidúria. Evidenciou-se restrições para identificação de espécie e gênero de microrganismos, dificultando um tratamento eficaz. Conclusão: houve prevalência de leveduras Candida albicans em uroculturas e hemoculturas de pacientes internados no HRA, com limitações quanto à identificação de espécie, sugerindo que o achado destes microrganismos esteja vinculado às IRAS, sendo agentes etiológicos em potencial.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2942
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC FINAL.pdf237,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.