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Título: Jogos escolares de Caruaru: contribuição e influência do governo do ex-prefeito José Queiroz de Lima (2009 a 2016)
Autor(es): SILVA JÚNIOR, José Plínio da
ALEXANDRE, Maria Natália Pereira
SANTOS, Washington Josafá Silva dos
Palavras-chave: Esporte escolar
Competição escolar
Governo municipal
Políticas Públicas
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O esporte é um conteúdo recorrente nas aulas de Educação Física, podendo ser utilizado como uma ferramenta para a formação cidadã do estudante dentro do âmbito escolar. Para potencializar isso, as competições escolares são disputa das entre as instituições escolares que estão situadas dentro de um mesmo município, estado e/ou país (dependendo da competição que a escola está inscrita, ou fase em que está classificada), podendo essas competições contribuir na vida do estudante, criando nele um espírito de coletividade; aprendizado em meio a vitórias e derrotas; disciplina; e a manutenção da saúde; esta última promovida pela prática de esportes, independente da modalidade, sendo coletivo ou individual. Nessa perspectiva, esse presente artigo busca demonstrar como ocorreu a realização dos Jogos Escolares Municipais de Caruaru no mandato do ex-prefeito José Queiroz de Lima (2009a2016), a partir do Relatório Geral dos Jogos Escolares Municipais de Caruaru, disponibilizado para análise pela Secretaria de Educação do município de Caruaru. Os autores utilizaram a análise de conteúdo como uma forma adequada de pesquisar, organizar e apresentar somente os dados relevantes para a construção do trabalho - que foram encontrados no documento disponibilizado - para que os resultados obtidos pudessem ser discutidos de forma sucinta. Neste trabalho, foi possível observar alguns pontos importantes para discussão, como a disparidade nos números de inscrições quando comparado por gênero; o baixo número de inscrições de alunos de escolas públicas em esportes mais elitizados, tendo como um dos fatores a falta de estrutura nas escolas públicas; os impactos causados pela criação e aplicação de políticas públicas sobre essa competição; e outros possíveis fatores que podem ter influenciado a realização da competição nas escolas e as inscrições dos seus alunos-atletas nessa competição durante o período proposto para a pesquisa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2936
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