ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2934
Título: Eficácia da fisioterapia no tratamento do trismo em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: revisão de literatura
Autor(es): NASCIMENTO, Geanna Gabriela de Almeida
SANTOS, Laryssa Karol Ferreira dos
SOARES, Maria de Fátima Bezerra da Silva
OLIVEIRA, Adriana Siqueira de
SOLIAN, Eurico Liberalino
Palavras-chave: Trismo
Oncologia
Fisioterapia
Transtornos da articulação temporomandibular
Câncer de cabeça e pescoço
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O trismo é a dificuldade na abertura da boca, devido a uma fibrose dos músculos mastigatórios, cicatrizes em resultado da radiação ou de uma cirurgia e hipomobilidade da articulação temporo-mandibular, resultando em impactos negativos na qualidade de vida dos pacientes. É importante que o tratamento fisioterápico seja iniciado precocemente para apresentar melhores resultados. Objetivo: Verificar a eficácia dos tratamentos e protocolos fisioterapêuticos utilizados no trismo decorrente do Câncer de cabeça e pescoço. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, a busca foi processada nos bancos de dados PEDro e PubMed, foram selecionados artigos dos últimos 5 anos (2015-2020), nos idiomas inglês e português, que abordassem recursos fisioterápicos no trismo decorrente do câncer de cabeça e pescoço, a análise dos mesmos foi realizada pelos pares, de acordo com os critérios de inclusão, excluídos artigos não randomizados ou que tratavam da temática prevenção. Os descritores foram utilizados através dos Descritores em CiênciasdaSaúde(DeCs)e Medical Subject Headings (MeSH), ligados através do uso do operadores boleanos “and” e “or”. Resultados: Foram encontrados 19artigos,5estudosforamincluídos.Em 3 estudos houve aumento na abertura interincisal máxima, além do escore alto na avaliação da função mandibular e a aderência ao tratamento através do suporte via telefone, outros desfechos encontrados foram diminuição da tensão muscular, facilitação da alimentação, eficácia na redução da dor com ultrassom associada a terapia tradicional. Conclusão: O uso de dispositivos, ultrassom, terapia tradicional por exercício, e exercícios com auxílio de dispositivo de mobilização da mandíbula são recursos que trazem diminuição dos sintomas relacionados ao trismo no câncer de cabeça e pescoço, como a dificuldade na realização dos movimentos mandibulares, redução da dor, da tensão muscular e da limitação alimentar.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2934
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Trismo final PDF (1).pdf231,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.