ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2923
Título: Aspectos epidemiológicos, imunológicos e virológicos de pacientes hiv/aids atendidos no centro de saúde amélia pontes (lactário), Caruaru – PE
Autor(es): FARIAS, Haydée Bezerra Soares
ARAÚJO, Vitória Maria Belo
BRITO, Vitória Cristina Barbosa
ALBUQUERQUE, Ana Cecília Cavalcanti ALBUQUERQUE
Palavras-chave: Antígenos HIV
Carga viral
Linfócitos
Antirretrovirais
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O Ministério da Saúde adverte que quando o paciente responde aos antirretrovirais, o mesmo apresenta uma contagem alta dos linfócitos e carga viral abaixo do limite de detecção, favorecendo aumento da sobrevida e melhora na qualidade de vida. Objetivo: Determinar o perfil epidemiológico, imunológico e virológico de pacientes HIV/Aids atendidos no Centro de Saúde Amélia Pontes em Caruaru-PE. Material e Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo, onde foram avaliadas as variáveis biológicas, sociodemográficas, de transmissão para o HIV, contagem de Linfócitos, carga viral e resistência antirretroviral nos prontuários de soropositivos para HIV/Aids, que realizam monitoramento no Lactário, em Caruaru-PE. O estudo foi realizado no período de julho a agosto de 2020 e os dados foram armazenados e analisados pelo Excel. Resultados: Foram avaliados 964 prontuários. A média de idade foi de 39,45 anos e o sexo masculino foi o mais prevalente. A maioria era parda, solteira e não apresentava fatores associados ao risco parenteral, todavia em relação ao uso de preservativos, 31,74% não usava. Em relação aos Linfócitos, a maioria apresentava uma contagem acima de 500 células por mm³ de sangue. Quanto à carga viral, 83,92% apresentaram um número abaixo do limite de detecção. Em relação ao tratamento antirretroviral, 8,92% apresentaram falhas terapêuticas, com presença de mutações relacionadas a resistência antirretroviral. Discussão: O trabalho evidenciou um perfil epidemiológico que corroborou com a literatura Nacional. Os parâmetros imunológicos e virológicos avaliados mostraram que os pacientes estão aderindo ao tratamento, corroborando com as diretrizes do Ministério da Saúde. Todavia, alguns pacientes apresentaram falha terapêutica, mostrando a importância de se avaliar a carga viral periodicamente e realização da genotipagem. Conclusão: Em suma, a maioria dos pacientes avaliados está com um baixo risco de progressão para doença, todavia os pacientes que se mostraram com falha terapêutica, pode interferir no curso da infecção.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2923
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo HIV Lactário - Haydée, Vitoria Maria, Vitoria C.pdf699,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.