ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2920
Título: Perfil de sensibilidade de bactérias gram-negativas em mãos e fossas nasais de manipuladores de alimentos em escolas municipais de Caruaru – PE
Autor(es): FONTES, Hemanuely Maria Bezerra
GOMES, Beatriz Alves
SOUZA, Danielle Barbosa de
SANTOS, Jadson Luiz dos
OLIVEIRA, Sibele Ribeiro de
Palavras-chave: Bactérias gram-negativas
Contaminação de alimentos
Higiene dos alimentos
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Introdução: Segundo a OMS, o manipulador é a principal via de contaminação dos alimentos produzidos em larga escala e desempenha papel importante na segurança dos alimentos, com o passar dos anos, pôde ser observado que algumas espécies bacterianas como a Salmonella spp., a Pseudomonas spp., dentre outras, têm se destacado e ganhando importância clínica devido ao potencial de causarem danos ao ser humano através dos alimentos. E por serem bactérias Gram-negativas, elas têm disponíveis uma ampla gama de mecanismos de resistência contra um determinado antibiótico. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo avaliar a mucosa nasal e as mãos de manipuladores de alimentos com o intuito de identificar a presença e determinar o perfil de resistência de bactérias Gram-negativas. Metodologia: Iniciouse a coleta de dados com a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos manipuladores de alimentos, posteriormente foi realizada a rolagem de swabs nas mãos e fossas nasais dos mesmos visando o isolamento dos microrganismos. Resultados: Os principais isolados recuperados foram Salmonella spp. e Klebsiella pneumoniae como os mais prevalentes. Recuperou-se ainda cepas de Citrobacter spp. Quanto ao perfil de sensibilidade e resistência, obteve-se 40% das Salmonella spp. resistentes à Aztreonam e 60% resistentes à Cefoxitina; e quanto às amostras de Klebsiella pneumoniae. 100% foram resistentes à Cefoxitina, enquanto 16% foram resistentes à Aztreonam. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, foi comprovada a presença de bactérias patogênicas que apresentaram em sua maioria sensibilidade, frente aos antibióticos testados nas amostras dos manipuladores de alimentos participantes da pesquisa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2920
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final TCC.pdf119,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.