ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2901
Título: Avaliação dos aspectos antimicrobianos e toxicológicos dos extratos brutos secos de persea americana mill. (abacateiro)
Autor(es): MACIEL, Brunna Larissa de Souza Melo Ferreira
ROCHA, Yago Anderson de Lima
MELO, Arquimedes Fernandes Monteiro de
Palavras-chave: Abacate
Medicina tradicional
Fitoterapia
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: A Persea americana Mill., popularmente conhecida como abacateiro, desperta interesse devido as suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatória, entre outras. Objetivou-se a realização de um estudo de investigação microbiológica e toxicológica a partir do extrato bruto seco das folhas e do fruto da Persea americana Mill. Foram determinadas a atividade antimicrobiana frente a microrganismos patogênicos, mediante a determinação da concentração inibitória mínima (CIM), determinação da concentração inibitória mínima de aderência (CIMA) e o potencial toxicológico agudo com determinação de CL50 frente à Artemia salina Leach e fragilidade osmótica eritrocitária (FOE) do extrato bruto seco desenvolvido, através de um delineamento laboratorial experimental. Tendo como resultados, nos testes de determinação de atividade antimicrobiana a não formação de halo nas concentrações e condições testadas, nos testes toxicológicos apresentou CL50 752,141 µg/mL para o extrato das folhas e CL50 394,567 µg/mL no extrato do fruto, e na FOE o extrato das folhas apresentou hemólise de 29,31% e o extrato do fruto apresentou hemólise de 1,06%, na maior concentração, onde demonstraram moderado percentual de lise das hemácias. Com isso, conclui-se que a Persea americana Mill. apresentou um certo grau de toxicidade e nenhuma ação frente à bactéria testadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2901
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Abacateiro PDF.pdf231,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.