ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2895
Título: Potencial fotoprotetor e antioxidante do mulungu (e rythrina velutina) e cordão de são francisco (leonotis nepetaefolia )
Autor(es): SANTOS, Juliana Maria dos
LIMA, Maria Aduclecia de
SILVA, Adriele Maria da
LIMA, Ellison Neves de
Palavras-chave: ​Extratos vegetais​
​Erythrina velutina
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Autilização de plantas medicinais na medicina popular é uma prática amplamente empregada. Entre as plantas medicinais utilizadas no Brasil temos a ​Erythrina velutina ​ (mulungu) e a Leonotis nepetaefolia ​ (cordão de são francisco), empregadas de uso interno e externo, nas formas de chás, compressas, cataplasmas ou unguentos para infecções, dores, irritações cutâneas e como antioxidantes. Este estudo buscou analisar a atividade antioxidante e fotoprotetora de extratos da casca de ​Erythrina velutina e folhas da espécie ​Leonotis nepetaefolia. Para tal, foi produzido um Extrato Bruto Seco (EBS) etanólico com as respectivas partes vegetais citadas e, posteriormente, a atividade antioxidante destes extratos foi avaliada pelo método de redução do radical 2,2’-difenil1-picrihidrazilo (DPPH). Em relação a atividade fotoprotetora, esta foi avaliada pelo método espectrofotométrico​in vitro desenvolvido por Mansur et al. (1986). Os resultados da atividade antioxidante expressaram que a espécie ​E. velutina apresentou valores iguais a p<0.001 e a espécie ​L. nepetaefolia obteve valores de atividade antioxidante de p>0.05, sendo a espécie ​L. nepetaefolia possuidora uma melhor atividade antioxidante. Já nos testes de fotoproteção, ambos os extratos apresentaram leituras espectrofotométricas de intensa absorção na região UVB e uma razoável na UVA. O extratode​ E.velutina analisado apresentou comprimento de onda iguala 356nm e o extrato de​L. nepetaefolia obteve resultado de 362nm. Com base nestes achados, conclui-se que o extrato de ​L. nepetaefolia ​ apresentou maiores potenciais antioxidantes e fotoprotetores em função do seu elevado conteúdo fenólico e de sua rica composição de flavonoides.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2895
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Mulungu e Cordão de São Francisco.docx (1).pdf210,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.