ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2893
Título: Síndromes hipertensivas gestacionais e os cuidados de enfermagem na atenção primária: uma revisão integrativa
Autor(es): SILVA, Ichella Catarina Florêncio da
ALBUQUERQUE, Nayale Lucinda Andrade
Palavras-chave: Hipertensão gestacional
Atenção primária à saúde
Hipertensão induzida pela gravidez
Assistência pré-natal
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: identificar na literatura os cuidados de enfermagem às mulheres com síndromes hipertensivas gestacionais na atenção primária à saúde. Método: Revisão integrativa, com busca pelos artigos científicos no período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando-se a combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em língua portuguesa: "prevenção primária", "hipertensão gestacional", "atenção básica",“atenção primária à saúde”, pré-eclâmpsia", "hipertensão induzida pela gravidez", "assistência pré-natal", “cuidados de enfermagem”.Assim, um total de 04 artigos científicos foram identificados. Para a coleta de dados e análise dos artigos que foram incluídos na revisão integrativa, foi utilizado o instrumento de Ursi, adaptado. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e apresentados em forma de quadros elaborados a partir das variáveis do estudo coletadas. Resultados: observaram-se fragilidades a necessidade das orientações/comunicação sobre hipertensão na gestação para as gestantes, insegurança na medição da pressão arterial, dificuldades do cuidado diante dos processos burocráticos que envolvem o trabalho na atenção pré-natal, deficiência no número de vagas oferecidas pelas unidades de atendimento de alto risco. Como principal cuidado para com as gestantes com síndromes hipertensivas, destaca-se a importância da realização do pré-natal continuado, com boa adesão da gestante. Além da realização da busca ativa, para garantia da assistência pré-natal e prevenção de complicações. Conclusão: Conclui-se a importância de realizar o pré-natal das gestantes com síndromes hipertensivas gestacionais de forma integral, centrado na pessoa humana. Percebe-se a necessidade de suporte ao enfermeiro quanto ao processo de educação continuada, reavaliação das condições de trabalho na atenção básica, melhorias na estruturação dos serviços e melhor delineamento da linha de cuidado, além de investir no suporte pré-natal. Percebe-se que a continuidade do cuidado prénatal é um ponto forte do cuidado do enfermeiro à gestante com síndrome hipertensiva da gestação e deve ser apoiado em suas ações. Isso favorece a redução da ansiedade, dos possíveis medos e a co-responsabilidade nos cuidados pré-natais. Ressalta-se, ainda, a necessidade de mais estudos nesta temática.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2893
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-SINDROMES HIPERTENSIVAS GESTACIONAIS E OS CUIDADOS NA ATENCAO PRIMARIA- REVISAO INTEGRATIVA.pdf224,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.