ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2892
Título: Maternidade e uso de substâncias psicoativas: narrativas de mulheres atendidas em serviços de reabilitação psicossocial
Autor(es): SETTANI, Sthefani Souza
SANTOS, Patrícia Barros dos
SILVA, Juliane Clécia Maria da
SANTOS, Raquel Bezerra dos
WANDERLEY, Thyago da Costa
Palavras-chave: Gestação
Dependência
Serviços de reabilitação psicossocial
Enfermagem
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Relatar a percepção de mulheres no período gravídico puerperal sobre o uso de substâncias psicoativas. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com oito mulheres presentes em serviços de reabilitação psicossocial. A amostragem foi definida por saturação. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturada no período de setembro a outubro de 2019 e submetidos a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: As falas das participantes revelam que todas reconhecem que o uso de Substâncias Psicoativas (SPA) torna a fase gravídica puerperal insatisfatória devido a sua dependência e as consequências que o consumo traz ao binômio mãe e filho. Conclusões: Para as mulheres o uso de SPA relacionados aos sentimentos de maternidade são considerados negativos, uma vez que a dependência leva à anulação do ser mãe no contexto familiar e social.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2892
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo do TCC word-convertido.pdf182,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.