ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2891
Título: Associação entre disfunções anorretais e prática de sexo anal em homossexuais do sexo masculino que utilizam o ânus como via única de sexo: revisão de literatura
Autor(es): MACIEL, Clara Beatriz Torres
SILVA, Maytta Rochelly Lopes da
FARIAS, Náthaly Thays Silva
OLIVEIRA, Belisa Duarte Ribeiro de
MACIEL, Ana Maria Sá Barreto
Palavras-chave: Transgêneros
Incontinência fecal
Disfunção anal
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: A incontinência fecal é determinada como a passagem sem controle do bolo fecal líquido ou sólido pelo esfíncter anal. Os homens que usam o ânus como via única de sexo estão mais sujeitos a lesões anorretais porque o ânus não apresenta elasticidade e nem lubrificação natural, fato que ocasiona fragilidades às suas estruturas. Diante do crescente número da população de homossexuais homens no país e a necessidade da melhora da atenção à saúde desses indivíduos, este estudo teve como objetivo coletar evidências científicas que embasam a hipótese de que o uso do ânus como via única de sexo está associado a maiores índices de incontinência fecal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura realizado com o objetivo de conduzir uma síntese de artigos que analisaram a relação entre incontinência fecal e utilização do ânus como via única de sexo. Foram incluídos na pesquisa artigos completos e estudos transversais. A busca na base de dados a partir dos descritores selecionados resultou em 707 artigos, dos quais 580 foram excluídos por fuga da temática, 100 por duplicidade e 3 estudos por estarem indisponíveis. Procedeu-se à seleção segundo os critérios de inclusão, obtendo-se 24 estudos enquadrados nos critérios. Porém, 20 foram descartados por relatar disfunções anorretais em apenas mulheres cis. Após leitura na íntegra dos 4 artigos remanescentes, estes foram avaliados de acordo com os critérios de elegibilidade e considerados aptos para análise, a soma do N amostral destes artigos totalizou 6968 homens praticantes de sexo anal. Dentre as causas observadas nos estudos podemos citar a diminuição da pressão de repouso, redução da eletrossensibilidade da mucosa anal, lesões no esfíncter interno, bem como o próprio sexo anal como agente causador de mudança na consistência das fezes ou os mecanismos de continência. Há fortes indícios de que a baixa pressão de repouso anal está associada a índices mais altos de incontinência fecal, além do fato de homens anorreceptivos terem mais incontinência fecal do que mulheres. Estudos são necessários para que haja associação de pontos e desfechos específicos como frequência sexual e uso contínuo ou não de lubrificantes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2891
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.