ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2882
Título: O impacto da mobilidade do tornozelo e quadril na retroversão pélvica durante o agachamento profundo
Autor(es): FLORÊNCIO, Leandro Henrique Alves da Silva
ARAÚJO, Hugo Diego Souza de
SILVA, Jamesson Soares da
SILVA, Alison Oliveira da
Palavras-chave: Retroversão
Agachamento
Mobilidade
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Objetivo do presente estudo foi analisar a correlação entre a mobilidade das articulações do tornozelo e quadril e a retroversão pélvica no agachamento profundo. Trinta e dois indivíduos participaram do estudo (17 mulheres e 15 homens) e foram submetidos aos testes de Lunge para avaliar a mobilidade de tornozelo, e de Straight Leg Raise para avaliar a mobilidade do quadril e realização do agachamento profundo. Foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Após observar a normalidade dos dados foi realizada a correlação de Pearson.Todos os testes foram assumidos com α = 0,05. Os resultados obtidos evidenciaram uma correlação positiva fraca para o tornozelo direito r = 0,364 (p = 0,004) e positiva moderada para o tornozelo esquerdo r = 0,458 (p = 0,005). Assim como uma correlação negativa moderada entre os testes de Straight Leg Raise da perna direita r = - 0, 487 (p = 0,041) e esquerda r = - 0, 412 (p = 0,019) e a retroversão pélvica. Portanto, conclui-se com esse estudo que há uma correlação positiva fraca para a mobilidade de tornozelo esquerdo e correlação positiva moderada para a mobilidade de tornozelo direito com o ângulo médio de retroversão pélvica durante o agachamento profundo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2882
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF O IMPACTO DA MOBILIDADE DO TORNOZELO E QUADRIL NA RETROVERSÃO PÉLVICA DURANTE O AGACHAMENTO PROFUNDO.pdf243,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.