ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2868
Título: Prevalência de Staphylococcus spp. Multirresistentes em amostras de hemocultura de um hospital do agreste Pernambucano
Autor(es): OLIVEIRA, Cleybson Helliomar de
MARTINS, Lamartine Rodrigues
SILVA, Mariana Quitéria de Morais
LIMA, Tamara de Carli da Costa
Palavras-chave: Hospital
Resistência microbiana a medicamentos
Hemocultura
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Bactérias isoladas na corrente sanguínea são de interesse clínico, pois podem contribuir para o aumento nos níveis de morbimortalidade, nesse contexto os Staphylococcus spp., que fazem parte da microbiota e podem estar envolvidos em infecções. Objetivo deste trabalho foi determinar a frequência de Staphylococcus resistentes à meticilina em isolados de hemoculturas em um hospital do agreste pernambucano. Foram coletadas 56 amostras de múltiplos setores do hospital em estudo e então realizada a identificação fenotípica através da utilização peróxido de hidrogênio (10%) para verificação da enzima catalase presente em cepas de Staphylococcus spp., então foram semeadas em Ágar Sangue e Manitol para verificação de características como: morfologia das colônias e metabolismo de carboidratos, por último foi traçado o perfil de resistência através de disco-difusão no meio Ágar Mueller Hinton. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Excel® e IBM SPSS®. O principal microrganismo isolado foi o Staphylococcus coagulase negativa (62,5%) seguido do Staphylococcus aureus (37,5%). Com relação aos fatores de resistência foram observados mais MR-CoNS (88,57%) que MRSA (42,86%), sendo a UTI e a sala vermelha os principais locais onde foram isolados tais microrganismos. No mais os níveis de resistência observados para eritromicina, clindamicina e azitromicina chamam atenção devido a sua alta porcentagem. Conclui-se que os Staphylococcus coagulase negativa representaram a maior parte das bactérias com um elevado nível de resistência, além de permitir o reconhecimento do perfil de resistência do ambiente hospitalar, onde as unidades críticas foram as que apresentaram maior nível de resistência.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2868
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo tcc (1).pdf943,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.