Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2707
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Jainny Siqueira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T18:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2707 | - |
dc.description | O artigo busca apresentar, com base na legislação vigente e na pesquisa teórica de doutrinadores e pesquisadores do tema, a importância que há na incorporação da disciplina de Direito Constitucional na grade curricular escolar brasileira, que é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996), do ensino fundamental ao médio, pregando de início conceitos referentes a compreensão da cidadania e evoluindo para concepção de noções civis e políticas fundamentais. Com a ideia de que a sociedade tenderia a desenvolver-se melhor ao entender os seus direitos e deveres, promovendo maior igualdade social entre todos por abranger conteúdos que hoje em dia são do conhecimento de apenas pequena parcela da sociedade. Demonstra também as vantagens que a implementação Constitucional traria aos cidadãos, que iriam adquirir noções cívicas e consciência política para que assim incorporem os valores fundamentais e éticos presentes na Carta Magna de 1988. O projeto mostra a perspectiva, com base em estudos e entendimentos de ilustres nomes que possuem autoridade no assunto, de que com estes conceitos absorvidos a propensão é de que futuramente ocorra a participação de forma consciente do povo em decisões referentes aos próprios interesses, impactando principalmente no cenário político, que é uma das maiores fontes de desenvolvimento e progresso nacional, mas, encontra-se em constante cenário caótico e um dos motivos é a ignorância popular perante suas escolhas e definições, logo, vislumbra-se a importância de que a população esteja preparada, com o devido conhecimento, para que ocorra a mudança acautelada no país. Destarte, ao longo do desenvolvimento do trabalho foi possível observar que o ensino Constitucional é apontado como a chave para essa tarefa, por abordar a mais ampla dedução de cidadania e logística nacional. Como resultado, foi possível e claro observar que não existe possibilidade de não ocorrer o crescimento nacional com o investimento educacional correto, colocando o conhecimento básico a disposição de todos fica evidente o avanço. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação base | pt_BR |
dc.subject | Constitucional | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A possibilidade de avanço social no Brasil com a inclusão do estudo ao direito constitucional nas escolas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-09-01T18:31:05Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. Final-.pdf | 493,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.