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dc.contributor.authorGOMES, Caio de Melo-
dc.date.accessioned2021-08-23T17:29:44Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2677-
dc.descriptionO presente trabalho possui como objeto de estudo a abordagem da necessidade do sistema de reserva de vagas para o ingresso de estudantes negros nas universidades federais do país, verificando se o referido programa possui legitimidade constitucional e se a inclusão destes na educação superior consegue reparar historicamente parte dos danos que outrora foram provocados. Partindo do pressuposto de que esse programa é um meio seguro para a diminuição da discriminação racial, será visto que apesar de adequado, ele comporta uma eficácia relativa quando contrastado com o modo em que se dá a entrada de novos discentes no ensino superior público. Este estudo se dará tanto na modalidade exploratória quanto na explicativa, estabelecendo uma relação de causa e efeito no que tange à desigualdade de cor no Brasil – histórica e institucionalizada - e a dificuldade da população afrodescendente adentrar nas universidades sem o auxílio do Estado. Por meio de uma investigação doutrinária, este artigo perpassará por todo o trâmite até que a norma legitimadora da política de cotas tomasse a forma que possui hoje, pontuando o Princípio da Isonomia como o sustentáculo do debate e base para a conceituação do que é Igualdade formal, material e ações afirmativas. Após a exposição de todas as justificativas e motivos para a adoção do sistema, será concluído se ele consegue alcançar os objetivos a que se propôs ou se mesmo após ser objeto de análise pela Suprema Corte, inclusive sendo ratificado a necessidade de sua utilização, somente faz perpetuar as dissemelhanças entre raças, favorecendo um grupo que não necessita de quaisquer benesses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectNegros/afrodescendentespt_BR
dc.subjectIgualdade materialpt_BR
dc.titlePolítica de cotas raciais no Brasil: a reserva de vagas nas universidades públicas como estratégia legítima para a diminuição da desigualdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-08-24T17:29:44Z-
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