ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2562
Título: Conhecimento e condutas dos enfermeiros na paliação oncológica
Autor(es): FERRAZ, Ana Clícia Delmondes
ARAÚJO, Luanne Gomes
MELO, Yasmim Simão Tenório
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Enfermagem
Cuidados paliativos
Oncologia
Terminalidade
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O enfermeiro atua como um dos profissionais que exercem papéis primordiais na assistência direcionada a pacientes oncológicos e CP, tendo em vista que é o profissional de saúde que por mais tempo permanece em contato com o paciente auxiliando sobre o autoconhecimento sobre a doença. Objetivo: Verificar o conhecimento dos profissionais enfermeiros acerca de cuidados paliativos em oncologia. Método: Estudo quantitativo, exploratório e observacional, realizado com 17 enfermeiros assistenciais que atendem pacientes oncológicos. Realizou-se a coleta de dados por questionário estruturado elaborado pelas pesquisadoras e a análise dos dados se deu por estatística descritiva. Resultados: A maior parte dos entrevistados afirmaram que a eutanásia não é vista como uma medida paliativa. Apontaram que em sua formação as disciplinas aplicadas na grade curricular em sua maioria abordaram o cuidado paliativo. Identificou a ausência da SAE e de protocolos de rotina nos serviços estudados, como também, dificuldades em lidar com o sofrimento e controle das emoções do paciente, não adesão do tratamento pelo cliente e ausência de treinamento para atuar no setor de oncologia. Conclusões: Ressaltase a necessidade de criação de instrumentos baseado em evidências científicas que norteiam aos profissionais as melhores formas do cuidar na paliação. Como também, mais estudos científicos a respeito do tema abordado, sabendo-se do aumento de casos de doenças que necessitam da assistência paliativa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2562
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CIENTIFICO- Conhecimento e condutas dos enfermeiros na paliação oncológica- luanne gomes, .pdf418,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.