ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2547
Título: Associação entre o tempo de tela e a qualidade do sono, independentemente do nível de ansiedade dos adolescentes
Autor(es): SANTOS, Eduarda Milena dos
SILVA, Hítalo Felipe de Araújo
SILVA, Raflésio Ivanildo de Souza
Palavras-chave: Estilo de vida sedentário
Sono
Ansiedade
Adolescentes
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Analisar a associação entre o tempo de tela e qualidade do sono, independentemente do nível de ansiedade dos adolescentes de ambos os sexos. Métodos: estudo transversal com abordagem quantitativa, que integra o levantamento epidemiológico de base escolar com amostra representativa (n= 666) de estudantes (14 a 19 anos) de ambos os sexos do ensino médio da rede pública estadual do município de Caruaru, PE. Para a análise do sono e ansiedade, foram utilizadas as versões traduzidas e adaptadas do Global School-Based Student Health Survey (GSHS) e Hospital Anxiety and Depression Scale (HAD) respectivamente. Recorreu-se à regressão logística binária para análise da associação entre as variáveis, considerando-se como desfecho a percepção negativa da qualidade de sono. Resultados: A prevalência de adolescentes expostos a mais de quatro horas a TV e computador foi de 12% e 15% respectivamente. 10,1% possuíam distúrbios do sono, 41,9% apresentaram alta sonolência diurna. Uma forte correlação foi encontrada entre a qualidade do sono e exposição à TV. Não foi encontrada relação entre a qualidade do sono e a exposição à TV, nem entre a qualidade do sono e o tempo sentado total. Foi encontrada relação entre a qualidade do sono e a exposição ao computador, independentemente do sexo e do nível de ansiedade. Conclusão: a qualidade do sono está relacionada com a quantidade de tempo em exposição às telas, sobretudo de computadores e videogames, independentemente do nível de ansiedade. Assim como o sono interfere no nível de ansiedade dos adolescentes que dormem mal.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2547
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf232,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.