ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2543
Título: Gestão da criatividade na administração pública: uma análise a partir das experiências dos gestores da secretaria de planejamento e gestão de Caruaru-PE.
Autor(es): NEVES, Brenda Stefanny Batista
CUMARÚ, Wandeline de Araujo
Palavras-chave: Gestão pública
Criatividade
Equipes criativas
Gestão criativa
Liderança
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: Dentro do campo dos Estudos Organizacionais um tema que vêm ganhando notoriedade nas agendas de pesquisa é a criatividade. Cada vez mais cresce os estudos sobre economia, cidades, indústrias e gestão envolvendo a dimensão criativa. Ao examinar os estudos sobre a criatividade, percebe-se que hoje a criatividade tem se tornado um recurso dentro e fora das organizações capaz de gerar vantagens estratégicas. Diante disso, esse trabalho buscou analisar como se dá a criatividade dentro das organizações públicas e como ela acontece a partir gestores públicos na sua forma como gerencia suas equipes. Buscou-se conhecer e analisar a atuação desses gestores diante dos sete fatores da liderança criativa desenvolvido por Muzzio e Carvalhal, 2015. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativo de caráter exploratório, por meio de um pesquisa empírica o estudo realizou três entrevas com gestores da área pública, da Secretaria de Planejamento da Cidade de Caruaru-PE. Utilizando-se de um roteiro semiestruturadas desenvolvido a partir dos sete fatores de uma equipe criativa e a análise dos dados ocorreu segundo as premissas de Bardin 2009, para uma análise de conteúdo. Os achados da pesquisa apontados, são que apenas cinco fatores são trabalhados por esses gestores, sendo elas; plataforma de entendimento, visão compartilhada, resiliência, ideias próprias e ativação de rede. Observou-se, que não houve simultaneidade entre as falas sobre o clima e aprendizados vindo da experiência, visto que, atuam de forma muitos descentralizadas apesar de serem da mesma Secretaria.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2543
Aparece nas coleções:TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. BRENDA e WANDELINE.pdf414,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.