ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2505
Título: Fatores de risco associados as afecções respiratórias em fisioterapeutas das unidades de terapia intensiva de Caruaru-PE
Autor(es): OLIVEIRA, Adriana Siqueira de
SILVA, Natália Alves da
LIMA, Nathállya Laryssa Celestino de
Palavras-chave: Biossegurança
Riscos ocupacionais
Unidade de tratamento intensivo
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são consideradas uma das áreas da atenção à saúde de maior risco de vulnerabilidade e exposição de trabalhadores a agentes biológicos no ambiente hospitalar. Portanto, o fisioterapeuta precisa estar atento às diretrizes de biossegurança devido a situações que podem comprometer sua saúde. OBJETIVO: Detectar quais fatores de risco ambientais e pessoais estão associados à prevalência de doenças respiratórias em fisioterapeutas nas UTI’s da cidade de Caruaru-PE. MÉTODOS: Este trabalho consiste em um estudo transversal, exploratório, prospectivo e descritivo, com abordagem quantitativa. A população estudada incluiu fisioterapeutas de ambos os sexos que trabalham em unidades de terapia intensiva nos principais hospitais de Caruaru-PE. Foi aplicado um questionário simples e objetivo, especificamente montado para o estudo, com base na NR-32. Os critérios de exclusão são tabagistas, profissionais afastados no período da coleta por férias, licença maternidade ou licença médica. RESULTADOS: Obteve-se uma correlação inversa significativa quando comparada a prevalência de doenças respiratórias: capacitação sobre biossegurança pela instituição (p=0,01) bem como o tempo de formação profissional (p= 0,005). Pode-se verificar que a maioria dos entrevistados sabe identificar EPI, mas, na prática, eles negligenciam seu uso, expondo-se a um risco desnecessário. CONCLUSÃO: Conclui-se que os fatores de risco, como a não capacitação de biossegurança dos profissionais e o maior tempo de formado, estão associados à contração de doenças respiratórias nos fisioterapeutas. Programas de educação permanente podem ser capazes de contribuir para a conscientização dos profissionais sobre os riscos ocupacionais e consequentemente, valorizar sua segurança durante o exercício profissional.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2505
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo (1).pdf353,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.