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Título: Influência das parasitoses intestinais nos aspectos cognitivos e comportamentais em crianças de fase escolar
Autor(es): TORRES, Paloma Gomes
ANDRADE, Aline Thays Silva de
LIMA, Brenda Oliveira
Palavras-chave: Parasitose intestinal
Desnutrição
Déficit cognitivo
Data do documento: 5-Dez-2020
Resumo: Crianças em idade escolar é um grupo de risco propício à infecção por enteroparasitoses devido aos inconscientes hábitos precários de higiene pessoal e o sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre parasitoses intestinais e aspectos cognitivos e comportamentais e sua relação com o desempenho escolar na infância. Métodos: Realizou-se uma revisão na base de dados Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Os critérios de inclusão foram artigos originais relacionados ao tema de interesse deste estudo. Foram adicionados 38 estudos publicados em língua portuguesa e inglesa. A partir dos estudos identificados, foram selecionados aqueles que parecessem preencher os critérios para sua inclusão, considerando a leitura dos títulos e resumos pelos revisores. Resultados: As complicações causadas por 2 enteroparasitos podem comprometer a capacidade de atenção, fato que prejudica o rendimento escolar da criança. Ocorrem alterações no crescimento ponderal e estatural, diminuição na aprendizagem escolar associados a sintomas de obstrução intestinal, anemias, desnutrição como o Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura que são os agentes que parasitam com mais frequência crianças de faixa etária menor que seis anos de idade. Conclusão: Tendo em vista que as parasitoses constituem um problema de saúde pública podendo causar o comprometimento cognitivo, nutricional e no rendimento escolar da criança é notável as medidas de prevenção das parasitoses intestinais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2487
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