ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2461
Título: A violação de direitos das mulheres negras nos espaços de poder: estudo de caso da violação das prerrogativas da advogada Valéria Santos.
Autor(es): SILVA, Josivane Cezário da
Palavras-chave: Mulher negra
Espaço de poder
Empoderamento
Prerrogativas do advogado
Violação
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente artigo se propõe ao estudo da importância dos movimentos feminista negros para a construção de uma sociedade igualitária e justa para as mulheres negras nos espaços de poder. Através do estudo bibliográfico localizar as mulheres pioneiras nas lutas pela igualdade de gênero e como os movimentos criados por elas ajudaram as mulheres negras a garantir a efetivação dos seus direitos civis. Embora as mulheres negras tenham conquistado seu espaço ainda é perceptível as desigualdades nos mais variados setores do mercado de trabalho o que fragiliza não só as vítimas de violações como as que ainda não ocuparam um lugar nos espaços de poder. Por muitos anos as mulheres negras foram o lado mais fraco dos movimentos mas essa história aos poucos vem mudando, fruto das lutas e resistências constantes. É também nos ambientes de trabalho que ocorrem as violações por parte dos superiores hierárquicos ou até mesmo não como será abordado neste artigo o caso da advogada Valéria dos Santos que teve suas prerrogativas como advogada violadas pela juíza Ethel Vasconcelos, sabe-se que a lei garante que não há hierarquia entre juízes e advogados. O estudo concluiu que houve uma grave violação as prerrogativas da advogada e que isso foi um grande retrocesso em relação as lutas das quais as mulheres negras são protagonistas. O método de abordagem a ser utilizado no artigo será o dedutivo, já em relação aos métodos de procedimento serão utilizados o método comparativo e o método histórico, a pesquisa escolhida foi levantamento, já com relação aos objetivos foi utilizada a pesquisa explicativa e o método de abordagem foi o quantitativo. As fontes utilizadas foram a doutrina, legislação, jurisprudência, livros e artigos científicos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2461
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES NEGRAS NOS.pdf321,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.