ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2459
Título: Resistência a quinolonas e beta-lactâmicos em infecção urinária por bactérias gram-negativas em ambiente hospitalar
Autor(es): CARVALHO, Julianne Bezerra Regis de
ALBUQUERQUE, Victória Júlia Alves de
OLIVEIRA, Mykaella Nathalia Ribeiro de
Palavras-chave: Doenças da bexiga urinária
Infecção hospitalar
Testes de sensibilidade microbiana
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Infecções do Trato Urinário (ITU) são rotineiramente tratadas por fármacos das classes das quinolonas e β-lactâmicos. Devido à elevada prevalência dessas infecções no nosocômio e à má utilização de antibióticos, é frequente o surgimento de estirpes resistentes que configuram um grave problema de saúde pública a ser estudado segundo perfil de localidade. Objetivo: Avaliar a resistência de bactérias Gram-negativas isoladas de pacientes com ITU nosocomial. Material e Método: A técnica de disco-difusão em ágar Mueller Hinton foi utilizada para avaliar a susceptibilidade microbiana, além disso, o teste do duplo sinergismo foi realizado para avaliar a expressão de β-lactamases de Espectro Expandido (ESBL) e o teste de Hodge-modificado para detecção da produção deKlebsiellapneumoniaecarbapenemase (KPC). Os dados referentes aos testes, pacientes e infecções foram tratados através de técnicas computacionais estatísticas, descritivas e inferenciais. Resultados: Pacientes do sexo feminino acometidos por ITU foram mais frequentes, e dentre os 13 agentes infecciosos encontrados os de maior frequência foram Enterobacter spp. (40%) e Escherichia coli (20%). No geral, a resistência às quinolonas foi maior do que aquela associada aos β-lactâmicos, sendo 16,0% das estirpes positivas para expressão de ESBL e 50% das cepas de Klebsiella spp. positivas para KPC. Conclusão: Tornou-se clara a baixa efetividade dos antibióticos de ambas as classes testadas sobre grande parte dos isolados, o que é agravado pelo fato de estes serem, de maneira geral, terapia empírica de escolha no tratamento de ITU no nosocômio.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2459
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.