ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2386
Título: Comprometimento funcional de adultos com acidente vascular encefálico segundo a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Autor(es): SANTOS, Giani Gabriele Maciel
LIMA, Pricila Moraes de
ALVES, Renata Mariana da Silva
Palavras-chave: Acidente vascular encefálico
Adulto
Fisioterapia
Participação social
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ocasiona anormalidades nas funções neurológicas e gera comprometimento funcional tendo apresentado relevante prevalência nos adultos, população economicamente ativa. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) permite através de uma linguagem padrão a avaliação funcional de forma global, envolvendo alterações em funções e estruturas corporais e os fatores ambientais. Objetivo: Verificar o comprometimento funcional de adultos acometidos por Acidente Vascular Encefálico segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Método: estudo de corte transversal com abordagem quantitativa dos dados, onde a população pesquisada foi adultos entre 19 a 49 anos, ambos os gêneros, que apresentaram hemiparesia espástica decorrente de AVE e que estavam em tratamento fisioterapêutico. Foi avaliada a espasticidade através da escala de Ashworth, bem como o nível de funcionalidade através da aplicação de um questionário baseado no core set para AVE da CIF. Resultados: observou-se na amostra que a maioria era do sexo masculino, tinha AVE hemorrágico e apresentava faixa etária de 40-49 anos. Apresentaram como queixa principal a função motora, e comprometimento braquial. Quanto a espasticidade em sua maioria apresentou tônus de leve/moderado com maior incidência flexores de cotovelo, punho e dedos. Apresentaram comprometimento grave/completo para a maioria das atividades que envolvia membros superiores, uso de transporte e questões relacionadas ao trabalho. Conclusão: O comprometimento funcional dessa população decorre principalmente dos aspectos motores e cognitivos que dificulta a realização de atividades importantes, assim como as barreias que existem fora do domicílio impedindo a reintegração por completo desta população.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2386
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo tcc (1).pdf453,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.