ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2384
Título: Efeitos do laser de baixa potência em radiodermatites de pacientes com câncer mamário: uma revisão de literatura
Autor(es): LOPES, Allana Emiliana Vitor
SANTOS, Dayane Trajado dos
GONÇALVES, Gessé Dias
Palavras-chave: Laser
Radiodermatites
Radioterapia
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O câncer mamário é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo inteiro, representando 13% dos óbitos. A radioterapia (RT) está indicada na maioria dos protocolos de diversas formas de câncer e um dos efeitos colaterais mais comuns a essa terapia são as radiodermatites que são lesões de pele causadas pela exposição direta a radiação. Objetivo: Dessa forma esse estudo teve como objetivo reunir estudos que descrevam os efeitos da laserterapia de baixa potência nas radiodermatites de pacientes com câncer mamário. Métodos: Trata-se de uma revisão crítica da literatura, que foi desenvolvida por meio de uma análise de materiais já elaborados, constituída de artigos científicos publicados em 3 periódicos: PubMed/Medline, Lilacs e SciELO, as palavras-chave foram: Neoplasias da mama, radioterapia, radiodermatites, LASER’s e terapia com luz de baixa intensidade, foi estabelecido um limite cronológico de 5 anos, utilizando conteúdos publicados entre 2014 a 2019. Resultados e conclusão: Dos 25 estudos encontrados incialmente, três foram elegíveis com precisão para esse trabalho, observou-se que, os LASER’S de baixa potência possuem uma efetiva ação tanto no reparo, quanto na regeneração tecidual das lesões cutâneas decorrentes dos efeitos adversos da radioterapia, entretanto, o LASER com gás de InGaAlP, não promoveu redução significativa na ocorrência de radiodermatite maior ou igual a grau 2, bem como não reduziu a dor secundária a esta dermatite.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2384
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Radiodermatites in breast cancer patients.pdf225,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.