ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2380
Título: Prevalência de problemas urinários em gestantes assistidas nas unidades básicas de saúde do município de Caruaru-PE.
Autor(es): SOARES, Karina Fernandes
BATISTA, Nataly de Queiroz Alves
SOUZA, Victória Hellen Tavares de Barros
Palavras-chave: Gravidez
Sistema urinário
Incontinência urinária
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Introdução: Durante o período gestacional o corpo da mulher sofre alterações fisiológicas, dentre elas hormonais e do sistema urogenital. A incontinência urinária durante a gestação é uma das principais modificações que ocorrem no corpo da mulher, devido a pressão na cavidade intra-abdominal sob a bexigas. Sendo notados vários sintomas como o aumento da frequência urinária e urgência miccional. Objetivo: Analisar a prevalência de incontinência urinária em gestantes assistidas nas UBS. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter transversal, descritivo e analítico realizado nas unidades básicas de saúde do salgado III e São João da Escócia I, III e IV do município de Caruaru-PE. Para coleta de dados utilizou-se o questionário: socioeconômico, demográfico e reprodutivo e o questionário ICIQ-SF para avaliar a frequência, gravidade e o impacto nas gestantes. Resultados: Verificou-se que 62,50% das gestantes eram primíparas, 47,50% estavam no segundo trimestre gestacional, 33,75% relataram perda de urina diversas vezes ao dia, sendo de moderada quantidade 51,25%, 38,75% perdem urina antes de chegar ao banheiro e 51,25% afirmaram uma interferência leve na vida diária. Conclusão: Os problemas urinários são prevalentes na gestação e causam impacto na qualidade de vida das gestantes, sendo importante desenvolvimento de mais estudos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2380
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.