ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2376
Título: Resistência de união de restaurações adesivas sobre superfície de dentina irradiada com laser de alta potência
Autor(es): VALENÇA, Alice Karoline de Macêdo
SILVA, Larissa Thereza de Albuquerque
JÚNIOR, Wellington Raimundo da Costa
Palavras-chave: Adesivos
Materiais dentários
Resistência à tração
Terapia a laser
Dentina
Data do documento: 2019
Resumo: Objetivo: Avaliar a influência da irradiação com laser de alta potência na resistência à microtração de restaurações em dentina com uso de adesivos de condicionamento total.Métodos: 40 incisivos bovinos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=10) conforme o sistema adesivo e o protocolo de irradiação empregado: SMA (AdperScotchbond Multiuso), SMLA (AdperScotchbond Multiuso + Laser), SBA (Adper Single Bond2) e SBLA (Adper Single Bond2 + Laser). Os grupos SMLA e SBLA foram irradiados com laser de diodo, 808 nm, 2 W, 120 J, 20 pps, 60 seg/cm2, seguindo protocolo para tratamento de hipersensibilidade dentinária. A técnica adesiva para todos os grupos foi realizada conforme instrução dos respectivos fabricantes. Em seguida foram confeccionados blocos de resina composta com 5 mm de altura, e cortados palitos (1mm2 de secção transversal), sendo selecionados 20 espécimes de cada grupo para realização do ensaio de microtração e posterior análise em microscópio estereoscópico quanto ao padrão de falha de interface. Resultados: O teste de Kolmogorov-Smirnov mostrou que todos os grupos seguem uma distribuição normal (p>0,1000). Os grupos irradiados com laser, SMLA e SBLA, apresentaram maiores índices de resistência à microtração, todavia sem significância estatística. A falha adesiva foi a que mostrou maior frequência (50%), seguida pela falha coesiva e mista. Conclusão: O tratamento da hipersensibilidade dentinária com laser de alta potência não interfere na resistência de união de restaurações com adesivos de condicionamento total.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2376
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resistência de união de restaurações adesivas sobre superfície de dentina irradiada com laser de .pdf440,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.