ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2367
Título: Avaliação da condição de saúde bucal de pacientes internados nas enfermarias do hospital regional do agreste, Caruaru-PE
Autor(es): TORRES, Nayade Serpa
FERREIRA, Amanda Nayara da Silva
LIMA, Jaynne Karla Batista de
Palavras-chave: Odontologia
Ambulatório
Hospital
Enfermarias
Data do documento: 2019
Resumo: Introdução: Condições orais dos pacientes sob internação geram repercussões na saúde geral e devem ser controladas para a prestação de assistência hospitalar. Objetivo: Verificar a condição de higiene bucal de pacientes internados nas enfermarias do Hospital Regional do Agreste. Método: Estudo transversal, analítico, desenvolvido no Hospital Regional do Agreste (HRA), Caruaru, Pernambuco, em população de 248 pacientes. A coleta de dados deu-se pela aplicação de questionário e exames intraorais. Na análise os dados foram digitados na planilha EXCEL e o programa utilizado para obtenção dos cálculos estatísticos foi o IMB SPSS na versão 23. Resultados: A média da CPO-D foi 13,86, considerada muito alta, e deste total o componente “dentes perdidos” apresentou média superior, maior número de dentes cariados na média do CPO-D para quem não possui água encanada, 77,4% apresentavam cálculo dentário e apenas 3,2% apresentaram alterações na mucosa. Conclusão: A condição de saúde bucal encontrada foi de alto índice de CPO-D, sendo maior em “dentes perdidos”, além da maioria apresentar cálculo dental, devido à precariedade da higiene bucal, evidenciando a necessidade da odontologia hospitalar, onde os cirurgiões-dentistas atuarão da prevenção ao tratamento.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AMANDA JAYNNE NAYADE EUDES ANGELLICA.pdf232,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.