ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2347
Título: Avaliação de receituários de antibióticos de uma farmácia comercial em São Bento do Una (Pernambuco)
Autor(es): SILVA, Thales Eduardo Santos Ramalho da
SANTOS, Eduardo Vinicius Alves da Silva
SILVA, Ivaldo Giovanni Xavier da
Palavras-chave: Antibioticoterapia
Medicamento
Prescrições
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: . Um importante problema enfrentado pelos profissionais da área de saúde caracteriza-se pela resistência dos microrganismos a antibioticoterapia. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil da prescrição de antibióticos dispensados em uma farmácia comercial do município de São Bento do Una (Pernambuco). Foram utilizados 24 receituários médicos, avaliando-se as prescrições conformes e não conformes atendendo a Lei Federal 5.991/73. Também foram correlacionados os perfis de prescrições referentes quantidades, fármacos mais prescritos, posologias e formas de administrações mais prescritas e como tais atitudes podem influenciar na saúde dos indivíduos em relação a resistência microbiana. Como resultados desse estudo, pode-se encontrar que o profissional que mais prescreve é o médico clínico geral (66,56%) e que o antibiótico mais dispensado é a amoxicilina (33,33%). Foi encontrado nesse estudo ainda que, a dosagem de 500mg é a mais prescrita (54%) e o tempo de tratamento mais predominante é o de 7 dias (62,5%). Tais resultados permitem concluir que estão realizando a prescrição dos medicamentos de maneira correta, visto que também em todos os receituários utilizados nesse estudo não se obteve erros em seu preenchimento e dispensação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2347
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção à Saúde da pessoa privada de liberdade_Certificado de Conclusão.pdf332,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.