ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2346
Título: Freqüência de fatores de risco em mulheres com os cânceres do colo do útero, vulva e vagina assistidas em centro de oncologia do agreste
Autor(es): OLIVEIRA, Brendaa Emmoly de
SANTOS, Daniele Silva dos
LEAL, Vanessa Zaenney
Palavras-chave: Câncer de colo do útero
Educação em saúde
Papiloma vírus humano
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: identificar a freqüência dos principais fatores de riscos em mulheres com cânceres do colo do útero, vulva e vagina em mulheres atendidas em centro de oncologia, na cidade de Caruaru, Pernambuco. Métodos: estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa, que avaliou prontuários e questionário de mulheres com câncer de colo do útero e vulva atendida entre novembro de 2018 e março de 2019, para a análise das variáveis foram calculadas as freqüências absolutas e relativas. Resultados: um total de 29 mulheres foram entrevistadas com neoplasia maligna de colo de útero, apenas 01 com neoplasia maligna de vulva. Houve predominância de casos de câncer de colo de útero na faixa etária entre 40 a 59 anos (51,71%), de ensino fundamental incompleto (58,52%) e não fumantes (79,31%). 58,62% iniciaram a atividade sexual antes dos 18 anos, 14/29 (48,27%) tiveram múltiplos parceiros. Conclusões: o câncer do colo do útero pode surgir a partir dos 30 anos, no entanto sua idade média, permeia em torno dos 50 anos. A não realização do exame citopatológico pode ser observada na maioria das mulheres com câncer do colo do útero. Importante alertar as mulheres quanto a possíveis riscos que estão vulneráveis. O baixo nível de escolaridade pode dificultar o conhecimento por parte das mulheres sobre os riscos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2346
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.