ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2340
Título: Segurança do paciente na hemotransfusão: conhecimento dos enfermeiros de um hospital público do agreste de Pernambuco
Autor(es): FERRO, Rennata Quitérya Barros
OLIVEIRA, Letycia Thais Silva de
LIMA, Evanilly Nadiele Giló de
Palavras-chave: Transfusão sanguínea
Educação em saúde
Segurança do paciente
Hemovigilância
Políticas de saúde
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Analisar o conhecimento dos enfermeiros que trabalham no setor da emergência, acerca da segurança do paciente no processo de hemotransfusão. Método: trata-se de estudo exploratório quantitativo e censitário, realizado com 36 enfermeiros de um hospital público do agreste de pernambuco, entre setembro e dezembro de 2018, questionário autoaplicável, analisado por meio de estatística descritiva. Resultados: quando indagamos sobre o procedimento que é verificado antes da instalação do hemocomponente 32 (88,8%) verificam a checagem da pressão arterial, pulso e temperatura, 36 (100%) reconhecem as reações transfusionais apresentada pelo paciente durante a hemotransfusão, pelo aumento de temperatura corporal, cefaleia, tremores, edemas e calafrios, 23 (63,8%) realizam a identificação do paciente antes da instalação do hemocomponente, perguntando seu nome e conferindo a bolsa com hemocomponente. Conclusão: os enfermeiros apresentam um conhecimento acerca da segurança do paciente na hemotransfusão, no entanto necessitam um processo de capacitação continuada.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2340
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC.pdf249,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.