ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2330
Título: Efeitos do treinamento resistido associado a dupla tarefa (dual task) no equilíbrio de idosos: revisão narrativa
Autor(es): OLIVEIRA, Antônio Vinícius Fastino de
SOBRAL, Ricardo Alexandre Jacinto
SANTOS, Rogério Soares dos
Palavras-chave: Treinamento de resistência
Terapia cognitiva
Equilíbrio postural
Idosos
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: A dupla tarefa é a realização de atividades motoras e cognitivas de forma simultânea. Para o idoso essa atividade é importante para atenuação do risco de quedas. Objetivo: avaliar, por meio de uma revisão narrativa, os efeitos do treinamento resistido associado a dupla tarefa no equilíbrio de idosos. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed/Medline, Lilacs e Scielo, com periódicos publicados até o ano de 2018. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram detectados 06 artigos Resultados: Constatou-se que 50% dos estudos encontraram resultados positivos no equilíbrio quando realizadas intervenções que fizeram uso do treinamento resistido e a dupla tarefa em idosos. Contudo, estes que encontraram resultados significantes incluíram em seus protocolos exercícios de equilíbrio na intervenção. Conclusão: Constatou-se que aqueles que realizaram apenas o treinamento resistido e a dupla tarefa não encontraram diferença no equilíbrio dos idosos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2330
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COM AS CORREÇÕES ARQUIVO CERTO!.pdf218,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.