ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2329
Título: A importância dos mecanismos de termorregulação do organismo durante a atividade física.
Autor(es): ARAÚJO, Lamarca Gomes da Silva
SILVA, Lamarca Gomes da
SILVA, Marco Antônio Batista da
Palavras-chave: Termorregulação
Hidratação
Exercício físico
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Termorregulação é o processo de regulação da temperatura corporal, que visa manter a temperatura interna do nosso organismo através da transferência de calor entre o corpo e o ambiente. Objetivou-se analisar os mecanismos de regulação térmica corporal durante a atividade física. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa, no qual foram selecionados 38 artigos, publicados no período de 1982 a 2018, selecionados em bases eletrônicas de dados (Scielo, Lilacs e PudMed). Durante a prática de exercícios físicos, a contração muscular produz mais energia, no qual precisa ser dissipada para que não haja aumento na temperatura interna. A menor variação de temperatura, umidade, intensidade e da duração do exercício, os receptores centrais estimulam as glândulas sudoríparas a liberar o suor, que através da evaporação, o corpo é resfriado. A hidratação antes, durante e após o exercício é importante para prevenir possíveis complicações térmicas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2329
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DOS MECANISMOS DE TERMORREGULAÇÃO DO ORGANISMO DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA.pdf758,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.