Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FRANÇA, Magno de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T12:21:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2207 | - |
dc.description | O presente trabalho busca demonstrar a necessidade de inserir, na formação escolar, a discussão sobre a temática LGBTI. Pesquisa realizada através da abordagem qualitativa usando fontes documentais e bibliográficas. O interesse por tal temática é que tal segmento social, no seu cotidiano, sofre inúmeros preconceitos, discriminações e homofobia. A melhor forma de serem combatidas tais práticas e atitudes é a educação. Uma educação pautada em Direitos Humanos na qual o ser humano é visto na sua totalidade onde a dignidade da pessoa humana seja o centro do debate. Logicamente, no contexto educacional, a Instituição Escola é o espaço adequado para que esse debate seja inserido. A educação escolar deve ser um instrumento que possibilite a transformação dos indivíduos na sociedade a que pertença gerando uma mudança no seu meio social. O trabalho vem mostrar que nos documentos normativos, como a Constituição Federal e a Lei 9394/96, há uma orientação para que a educação seja para o exercício da cidadania e, nessa ótica, uma educação pautada em valores fundamentais como liberdade e dignidade da pessoa humana só vêm conformar aquilo que está no nosso ordenamento jurídico brasileiro. Os teóricos estudados mostraram à urgente e necessária educação inclusiva LGBTI, pois o contrário gera um espaço de exclusão, violência, traumas e transtornos que nada condiz com a pedagogia do afeto e da presença. Documentos estudados como os da Secretária Estadual de Educação de Pernambuco mostraram experiências exitosas em relação a uma educação pautada em Direitos Humanos e onde a inclusão é o norte do debate. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos: a inclusão da temática LGBTI na formação escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2019-10-09T12:21:22Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO MAGNO FINAL.pdf | 357,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.