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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMPOS, Amanda Simões Cristino-
dc.contributor.authorSANTANA, Kelly Fanny de Paula-
dc.contributor.authorTORRES, Nara de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-10-01T14:09:05Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2123-
dc.descriptionDesde a década de setenta tem-se ouvido falar sobre desenvolvimento sustentável com o propósito de discutir problemas ambientais com potencial de causar danos à saúde humana. O desenvolvimento sustentável significa melhorar a qualidade humana dentro do nível de recursos naturais que o ecossistema pode suportar, ou seja, a utilização de um recurso natural pelo ser humano deve ocorrer com a mesma velocidade da capacidade de reposição deste recurso natural. Em contrapartida o uso sustentável está diretamente ligado a Educação Ambiental que tem uma tomada de ações educativas permanentes voltadas para o desenvolvimento da relação social entre o indivíduo e o meio ambiente. Neste contexto de relação de educandos e sociedade, a escola é vista como um dos agentes responsáveis pela integração das crianças, jovens e adultos. Embora o tema Educação Ambiental esteja presente nos currículos escolares nem sempre se vê aplicabilidade nas ações individuais e coletivas na relação com o meio ambiente. Ainda pode-se observar depredação do patrimônio escolar, vandalismo, entulhos, resíduo sólidos dentro das unidades de ensino e em seu entorno. Como objetivo, este trabalho buscou identificar por meio da visão dos alunos, professores e da coordenação escolar, às práticas sustentáveis realizadas nas escolas de referências do município de Caruaru-PE, verificando como estas praticam a sustentabilidade para que os alunos tenham ações sustentáveis dentro e fora da escola. Para isso, foram aplicados questionários com dez perguntas aos alunos, com três perguntas à coordenação das escolas e um questionário com sete perguntas aos professores. Os alunos afirmaram que raramente são tratados temas ou questões ambientais em aulas e destacam apenas as disciplinas de Biologia e Geografia como aptas a trabalhar o conteúdo e que eles têm informações sobre o tema através da internet e da televisão, apontam problemas ambientais no entorno das escolas com destaque para o resíduo sólido. Cerca de oitenta por centro dos professores afirmaram já ter participado de alguma atividade, programa ou curso sobre meio ambiente ou Educação Ambiental e que abordam os temas através da aplicação de conteúdos. As coordenações das escolas relataram que trabalham com projetos relacionados ao tema, porém, contemplam apenas trinta e cinco por cento dos professores de cada instituição.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação da percepção ambiental na comunidade acadêmica das escolas públicas estaduais de referência em ensino médio no município de Caruaru-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2019-10-02T14:09:05Z-
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental



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