Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CAMPOS, Amanda Simões Cristino | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Kelly Fanny de Paula | - |
dc.contributor.author | TORRES, Nara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T14:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2123 | - |
dc.description | Desde a década de setenta tem-se ouvido falar sobre desenvolvimento sustentável com o propósito de discutir problemas ambientais com potencial de causar danos à saúde humana. O desenvolvimento sustentável significa melhorar a qualidade humana dentro do nível de recursos naturais que o ecossistema pode suportar, ou seja, a utilização de um recurso natural pelo ser humano deve ocorrer com a mesma velocidade da capacidade de reposição deste recurso natural. Em contrapartida o uso sustentável está diretamente ligado a Educação Ambiental que tem uma tomada de ações educativas permanentes voltadas para o desenvolvimento da relação social entre o indivíduo e o meio ambiente. Neste contexto de relação de educandos e sociedade, a escola é vista como um dos agentes responsáveis pela integração das crianças, jovens e adultos. Embora o tema Educação Ambiental esteja presente nos currículos escolares nem sempre se vê aplicabilidade nas ações individuais e coletivas na relação com o meio ambiente. Ainda pode-se observar depredação do patrimônio escolar, vandalismo, entulhos, resíduo sólidos dentro das unidades de ensino e em seu entorno. Como objetivo, este trabalho buscou identificar por meio da visão dos alunos, professores e da coordenação escolar, às práticas sustentáveis realizadas nas escolas de referências do município de Caruaru-PE, verificando como estas praticam a sustentabilidade para que os alunos tenham ações sustentáveis dentro e fora da escola. Para isso, foram aplicados questionários com dez perguntas aos alunos, com três perguntas à coordenação das escolas e um questionário com sete perguntas aos professores. Os alunos afirmaram que raramente são tratados temas ou questões ambientais em aulas e destacam apenas as disciplinas de Biologia e Geografia como aptas a trabalhar o conteúdo e que eles têm informações sobre o tema através da internet e da televisão, apontam problemas ambientais no entorno das escolas com destaque para o resíduo sólido. Cerca de oitenta por centro dos professores afirmaram já ter participado de alguma atividade, programa ou curso sobre meio ambiente ou Educação Ambiental e que abordam os temas através da aplicação de conteúdos. As coordenações das escolas relataram que trabalham com projetos relacionados ao tema, porém, contemplam apenas trinta e cinco por cento dos professores de cada instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Avaliação da percepção ambiental na comunidade acadêmica das escolas públicas estaduais de referência em ensino médio no município de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2019-10-02T14:09:05Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Avaliação da Percepção Ambiental na Comunidade Acadêmica das Escolas Públicas Estaduais de Referência em Ensino Médio no Município De Caruaru-PE.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.