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Título: CRIANÇAS-SOLDADO: UMA ANÁLISE COMPATARIVA ACERCA DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS CONFLITOS ARMADOS SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA HUMANA E DO PAPEL DA CRIANÇA-SOLDADO DENTRO DAS GUERRAS
Autor(es): PONTES DE LIMA, Matheus
Palavras-chave: Segurança Humana
Crianças-Soldado
Conflitos Armados
Conselho de Segurança da ONU
Data do documento: 2016
Resumo: Em meados dos anos 1990, com a eclosão de várias guerras civis, viu-se surgir uma prática de guerra encarada como inaceitável aos padrões morais estabelecidos internacionalmente: o recrutamento de crianças, por organizações não-estatais, nas frentes de batalha. Estimasse que aproximadamente 300 mil crianças estejam hoje em guerra, espalhadas por, pelo menos, 86 países, dentre os quais sua maioria se encontra em países africanos, tais quais Uganda, Libéria e Sudão. Contudo, países de outros continentes, como o caso da Colômbia, na América do Sul, e do Paquistão e do Myanmar, na Ásia, também se utilizam dessa prática para aumentar seu poderio militar. Nesse mesmo período, o Conselho de Segurança da ONU, mais precisamente em 1999, deu início a série de resoluções voltadas paras as crianças envolvidas em conflitos armados, sendo essa a primeira de doze resoluções, que teve sua última resolução debatida em 2015. Essas resoluções têm o intuito de zelar pelas vidas das crianças-soldados e garantir os direitos fundamentais que as guardam. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar o fenômeno de recrutamento das crianças-soldados dentro dos conflitos armados nos últimos anos, com o propósito de entender os meios pelos quais essas crianças se deixam serem utilizadas como manobra militar e qual o seu papel dentro dos conflitos, comparando essa análise a criação do discurso empregado nas resoluções estabelecidas pelo Conselho de Segurança e suas consequências direta na vida das crianças-soldados sob a ótica da Segurança Humana
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/208
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI



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