ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/201
Título: A construção do papel da mulher nas relações internacionais: um olhar feminista sobre a resolução (2000) 1325 do CNSU para mulheres, paz e segurança
Autor(es): SANTANA, Jéssica Rodrigues de
ANDRADE, Maria Clara Pinheiro de
Palavras-chave: Resolução (2000) 1325
Política Internacional
Relações Internacionais
Data do documento: 2016
Resumo: O tema de gênero e relações internacionais se destacou nas duas últimas décadas como uma corrente teórica pós-positivista inserida no “terceiro debate” das R.I. Essa nova interpretação faz criticas as políticas internacionais e suas construções. Um marco para as políticas de prevenção e resolução de conflitos que destacam o papel das mulheres na promoção da paz é observado na Resolução (2000) 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança. Determinadas características atribuídas ao sexo feminino de fragilidade e pacifismo, por exemplo, são aspectos que levaram a limitadas interpretações sobre a função social de cada gênero principalmente durante a guerra. Para as relações internacionais a inserção dos temas de gênero faz parte de uma redefinição de política estratégia baseada na peacebuilding. O intuito dessa pesquisa é analisar sobre o viés do feminismo social construtivista de que forma é considerado o tema de gênero na política internacional baseado na Resolução 1325. O método histórico será utilizado ao longo desse estudo para compreender a natureza da resolução em pauta e, deste modo, entender como esta interfere nas decisões do cenário internacional. Desse modo, almeja-se refletir a importância do debate sobre gênero e como este pode vim a contribuir para formação de uma agenda política internacional, sobretudo, na inserção ativa das mulheres.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/201
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.