ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1995
Título: Núcleo de Apoio à Saúde da Família – volume 1: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano
Autor(es): BRASIL, Ministério da Saúde
Palavras-chave: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano
Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf)
Atenção á saúde
Políticas públicas em saúde
Data do documento: 2014
Resumo: Uma Rede de Atenção à Saúde (RAS) ordenada pela Atenção Básica (AB) tende a ser mais resolutiva e equitativa. Os princípios e as diretrizes estabelecidos para este espaço de atenção – porta de entrada preferencial e porta aberta, adscrição de clientela, territorialização, trabalho em equipe, coordenação e longitudinalidade do cuidado, entre outros –, quando efetivamente incorporados, contribuem fortemente para que as ações estejam em consonância com os problemas e as necessidades de saúde dos indivíduos e grupos sociais de dado território. Apesar dos resultados positivos, inclusive com reconhecimento internacional (OPAS, 2011), a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe consigo inúmeros desafios. Entre eles, destaca-se o processo em curso de redefinição e qualificação da atenção básica na ordenação das redes de atenção e na sua capacidade efetiva de gestão do cuidado, por meio do aumento do escopo das ações, da ampliação de formatos de equipes, de ações que auxiliem na expansão da resolutividade e da articulação e suporte com/de outros pontos de atenção da RAS. Considerando que as necessidades em saúde de uma população são dinâmicas, as políticas públicas da área precisam se organizar para responder a elas. No Brasil, o perfil epidemiológico atual é definido como tripla carga de doenças, ou seja, marcada pela coexistência das doenças infecciosas e parasitárias, das doenças e agravos crônicos não transmissíveis e das causas externas. Parte desse perfil decorre da transição demográfica, com acelerado envelhecimento da população.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1995
Aparece nas coleções:Bibliografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1 Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.