ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/196
Título: Gênero e papéis sociais: a influência dos objetivos de desenvolvimento do milênio no direito ao trabalho no Brasil
Autor(es): OLIVEIRA, Esther Cristinna de
OLIVEIRA, Thales Silva de
Palavras-chave: Gênero
Direito ao Trabalho
Agendas Internacionais
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Data do documento: 2016
Resumo: A categoria de gênero tem ganhado cada vez mais força nos estudos sociais desde a segunda metade do século XX. Ela tem sido usada como instrumento de observância às questões referentes aos papeis sociais das pessoas de acordo, inicialmente, com seu sexo biológico, de forma a analisar as relações de poder que constroem essas identidade de gênero sobre os corpos. Dessa forma, foi possível enxergar com maior grau de complexidade os processos que subordinavam as mulheres a um papel social mais presente na esfera privada, relacionada ao cuidado e afazeres domésticos, ao fazer-se uma dicotomia com o que foi construído como público e de como estas categorias buscam o maior entendimento da influência destas questões na participação das mulheres no mercado de trabalho. Assim, este trabalho visa observar a influência dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - 8 objetivos e 22 metas aprovadas em 2000 pela Organização das Nações Unidas para serem alcançadas até 2015 - no impulsionamento de leis e políticas públicas que promovam maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Busca-se, portanto, fomentar a discussão sobre trabalho produtivo e reprodutivo e a reverberação dessas categorias no debate sobre o direito das mulheres ao trabalho. Para isso, será analisada a implementação do ODM número 3, com foco de análise nos indicadores referentes a porcentagem de mulheres em regime assalariado de trabalho, no setor não agrícola, discutindo temas como, por exemplo, a igualdade salarial entre homens e mulheres, a influência do papel social de gênero na escolha profissional, entre outros debates específicos que rondam as relações de gênero frente a uma grande agenda de desenvolvimento sustentável. Buscando assim um maior entendimento sobre a influência destes acordos internacionais na garantias de direitos no Brasil.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/196
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.