ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/189
Título: The Red Scare: A história do pensamento anticomunista e suas consequências no mundo Ocidental
Autor(es): MARTINS, Maria Eduarda
MELO, Maria Luiza Alves de
Palavras-chave: Capitalismo;
Comunismo;
Segurança Internacional;
Anticomunismo;
Guerra Fria
Data do documento: 2016
Resumo: O comunismo foi uma ideologia política e socioeconômica que surgiu a partir da idealização da igualdade e de um modelo de sociedade sem classes, livre de qualquer opressão por parte dos meios de produção. Desde sua ascensão no regime soviético, foi visto como uma ameaça pelos regimes capitalistas liberais, dadas suas tentativas de apropriação dos meios produtivos e seu possível totalitarismo, tornandose um rival do sistema capitalista. A expressão “Red Scare” (‘’Terror Vermelho’’ ou ‘’Pavor Vermelho’’) diz respeito a períodos de forte rejeição ao Comunismo dentro dos Estados Unidos, estes períodos sendo caracterizados pela criminalização de ideias contrárias ao Capitalismo vigente. Portanto, o presente trabalho busca apontar, a partir da Revolução Russa, as medidas tomadas para impedir a expansão do sistema comunista no território ocidental, bem como suas consequências no pós-Guerra Fria e seus efeitos nos modelos sociais desenvolvidos, a partir de então, nos países Americanos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/189
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DE MELO MARTINS. The Red Scare A história do pensamento anticomunista e suas consequências no mundo Ocidental.pdf377,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.