ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/188
Título: Crise humanitária de refugiados: obstáculos e desafios existentes no Brasil
Autor(es): MOURA, Camila Santos Barros
Palavras-chave: Refugiados
Brasil
Políticas públicas
Data do documento: 2016
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação existente entre o Brasil e o regime de refugiados; passando pela ratificação do Brasil ao Estatuto dos Refugiados de 1951 até os dias atuais. Existe uma clara necessidade entre os atores internacionais e organismos estatais, especificamente o Brasil, de promoverem um maior diálogo e visibilidade em relação às pessoas que vivem na condição de refugiadas, em vista das diversas barreiras que dificultam a integração deste grupo na sociedade brasileira. Percebe-se, entretanto, que ultimamente o Governo Brasileiro vem promovendo leis e resoluções inspiradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como se posicionando no acolhimento aos refugiados. Mesmo diante da tentativa brasileira em acolher refugiados, as condições e estrutura para estabelecer essas pessoas no território são insuficientes e precárias. Observando-se ainda, a inexistência de programas de auxílio e políticas públicas específicas aos refugiados que facilitem a inclusão destes na sociedade brasileira.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/188
Aparece nas coleções:Anais do III Seminário de RI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA. Crise humanitária de refugiados obstáculos e desafios existentes no Brasil. pdf.pdf214,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.